Apostila de Formação 1
Arautos Do Evangelho
A Origem dos Arautos
A origem dos Arautos do Evangelho remonta à segunda metade do século XX, no Brasil, mais especificamente à cidade de São Paulo. Em um contexto de efervescência cultural, ideológica e religiosa que caracterizou os anos pós-Conciliares, uma figura singular começou a reunir jovens católicos em torno de uma proposta de vida espiritual marcada por disciplina, amor à Igreja e espírito de combate. O embrião do que mais tarde se tornaria os Arautos do Evangelho foi um movimento leigo, informal, cujo carisma inicial era uma profunda fidelidade à tradição da Igreja, o cultivo da beleza litúrgica e uma vida consagrada à oração, à formação doutrinal e ao apostolado ativo.
Historicamente, os arautos eram figuras respeitadas na sociedade medieval. Vestiam trajes heráldicos, portavam símbolos reais e tinham a tarefa de representar o soberano com honra e precisão. Essa imagem foi assumida espiritualmente pelos membros da associação, que se veem como cavaleiros modernos a serviço da verdade católica, em luta contra os erros e em defesa da fé. A escolha desse nome expressa, portanto, tanto a natureza profética e missionária da vocação dos Arautos quanto seu vínculo com a tradição cristã ocidental, unindo doutrina, disciplina e beleza em sua forma de evangelizar.
O fundador direto da associação Arautos do Evangelho é Monsenhor João Scognamiglio Clá Dias, EP, nascido em São Paulo, no dia 15 de agosto de 1939. Desde sua juventude, teve contato com Plinio Corrêa de Oliveira, figura central do movimento católico tradicionalista no Brasil e fundador da TFP. A influência de Plinio foi decisiva na formação intelectual e espiritual de João Clá. No entanto, sua missão própria começou a tomar forma nas décadas de 1980 e 1990, quando passou a reunir um grupo de jovens em torno de um estilo de vida mais intenso, com vocação comunitária, vida litúrgica disciplinada e busca pela santidade na tradição da Igreja.
O carisma dos Arautos do Evangelho é centrado na evangelização por meio da beleza, da ordem e da fidelidade à doutrina católica. Inspirados na espiritualidade mariana e na tradição litúrgica da Igreja, os Arautos buscam resgatar o senso do sagrado através de uma vivência comunitária disciplinada, da música sacra, da arte religiosa e do apostolado direto.
A missão dos Arautos é levar a mensagem do Evangelho a todas as camadas da sociedade, especialmente por meio de missões marianas, concertos sacros, procissões, apresentações litúrgicas e visitas porta a porta com a imagem peregrina do Imaculado Coração de Maria. As missões populares organizadas pelos Arautos são realizadas em paróquias de todo o Brasil e do exterior, com confissões, visitas domiciliares, missas solenes e consagrações a Nossa Senhora.
Apartir daqui deve ser lido o Estatuto interno da ordem
https://domusguarinisantaseminecraft.blogspot.com/2025/06/estatuto-interno-arautos-do-evangelho.html